Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2011

Auto-mutilação.

No nosso perfil prometemos postar sobre assuntos polêmicos, então eu decidi falar sobre a auto-mutilação. Assunto que me chamou a atenção quando estava assistindo a mais um jornal da Rede Record. Na verdade nessa postagem eu irei expressar a minha opinião sobre o assunto.


Auto-Mutilação(AM) é definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. Os atos geralmente tem como intenção o alívio de dores emocionais e em grande parte dos casos, estão associados aoTranstorno de Personalidade Borderline (TPB). As formas mais freqüentes de automutilação são cortar a própria pele, bater em si mesmo e queimar-se.(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Auto-mutilação, alguns relatos dizem que as pessoas se cortam, se espancam e se suicidam para aliviar uma dor maior ou esquecer um problema, que até então eu não entendo, pois livram-se de uma dor com outra? Mesmo sabendo que poderá causar problemas na vida de outras pessoas? Será que estas pessoas que fazem acham isso realmente justo? Ou querem chamar atenção? Se você faz isso por causa de uma pessoa, você realmente acha que ela faria o mesmo por você?
Depois de tantas perguntas vem ai minha opinião...
Quem faz isso está cometendo um erro muito grave. Você que faz isso realmente pensa que o SEU motivo é tão forte para que tenha que se machucar?
Então antes de fazer uma bobeira dessa, PENSE BEM.










Por: Mariana Rodrigues

13 comentários:

  1. Gente que horror este é mesmo um assunto sério

    ResponderExcluir
  2. Gostei viu? Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  3. minha amiga ta fazendo isso , e eu to muito triste, nao quero ver ela assim ): oque eu faço ?

    ResponderExcluir
  4. Mariana, não acho que chamar atenção seja oq essas pessoas realmente querem, pois elas costumam esconder suas feridas, o fato de aliviar uma dor com outra na verdade não é difícil de entender, pois as vezes sentimos uma dor emocional tão forte que se não a tornarmos exterior, sentimos como se fossemos explodir. Talvez não seja mesmo a melhor saída, se machucar, mas, as pessoas tem que tentar entender, e não ver isso como uma coisa de pessoas ingratas e egoístas. Quanto ao impacto na vida das pessoas, não acho q q quem sofre de AM tenha um suporte muito grande, então, na verdade, as pessoas deveriam prestar mais atenção nas coisas que acontecem, por isso é muito difícil levar em conta o impacto que causa na vida de outras pessoas, pois não parece justo que enquanto todos vivem suas vidas felizes temos que suportar a dor da maneira mais difícil possível. Não estou dizendo que a AM é certo, na verdade, é um transtorno psicológico muito grave, mas essas pessoas realmente precisam de amor e suporte, e não de críticas as chamando de egoístas e loucas, pois só quem ja passou ou passa pelo problema entende o tamanho da dor, pense bem, imagine sentir uma dor emocional tão forte que se cortar por exemplo não dói tanto assim, pense bem.
    Enfim, eu ja sofri com esse problema, admito, por isso sei bem do que eu estou falando, hoje sei que é errado, mas quando estamos tão transtornados a ponto de fazer isso não paramos para pensar nisso. Então, so pesso que procurem entender essas pessoas e ajudá-las da melhor forma possível, ao envés de criticá-las. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade!!! ninguém nunca irá entender!!! E se essas pessoas não podem ajudar, criticando só faz piorar tudo!

      Excluir
    2. Tudo bem
      éh ...

      sou sozinha no mundo tirando meu namorado meus avos é os unicos q me apoiam
      eu me corto
      pq sofro muito por causa da minha mãe e do meu pai
      no começo foi por curiosidade queria esperimenta
      ai toda ves q ficava mal com algo triste
      pq meus pai brigavam de novo por minha causa
      eu me cortava ai se tornou um vicio e ñ consigo mas parar
      ...' quem quiser adc ai no msn -> gabizynha51@hotmail.com

      Excluir
  5. Querida(o) anônima(o)Na verdade peço desculpa se me expressei mal , mas agora que você me contou o que essas pessoas que sofrem por causa da AM passam passei a procurar entender melhor mesmo ñão querendo critica-las:) a partir da sua história irei fazer uma postagem explicando melhor o assunto:) mas uma vez peço desculpa se me expressei mal.SE você poder por favor faça contato pelo nosso e-mail para que possamos abrangir mais o assunto com um depoimento de quem já passou por isso- bj mariana.
    ----Blog da Carol---- a partir do comentário de vocês eu vou pesquisar mais sobre o assunto para que novamente não me expresse mal e para que traga para todas vocês uma forma de tratar o problema sendo ele seu ou de seus amigos;

    Obrigada pelos comentários estou aprendendo muito com isso.

    Mariana.

    ResponderExcluir
  6. Verdade, só quem passou por isso sabe como é. As pessoas que falam que é pra chamar atenção não sabe o que dizem!!!
    Ninguém consegue entender tudo isso completamente, a não ser se passar por isso um dia, o que eu não desejo pra ninguém!! Isso na verdade não é vida!!
    Ninguém sabe o tamanho da dor interior, na vontade de sumir, ninguém sabe. A dor é tão grande que só se sente melhor se machucando o tempo inteiro, sempre mais e mais, e sempre mais fundo!!
    Não desejo isso pra ninguém!

    ResponderExcluir
  7. eu ja fiz isso mais nao foi pra se apareçer eu sei como isso eh....

    ResponderExcluir
  8. Nao me corto a 3 meses e isso pra mim e uma coisa otima tipo sempre estava sangrando e nao conseguia me expressar e ficava com raiva disso e me cortava nos braços e sempre andava com uma blusa de frio pra ninguem ver, um dia minha mae viu em vez de me ajudar ela so gritou comigo. Começei a cortar as pernas e barriga ai ningue iria ver, mas eu nao queria aquilo pra mim e mostrei pra minha avó que ficou horroriasada e me levou em um psicologo que me encaminhou para um psiquiatra. Hj tomo remedios e me orgulho de nao ter mais nenhum corte aberto em meu corpo.
    Peça ajuda a alguem em que voce confie e que nao vá te julgar. Hj meu corpo e todo marcado, e é claro que posso ter recaidas, mais naovai acontecer denovo.Sempre que vem os pensamentos ruins eu desenho uma borboleta do meu braço ou perna e penso em uma pessoa que amo muito e se eu cortar aquele lugar irei tbm machucar essa pessoa.

    ResponderExcluir
  9. OLÁ!
    A AUTO-MUTILAÇÃO NÃO É POR CAUSA DE ALGUÉM OU MOTIVO DE CHAMAR A ATENÇÃO (POR ISSO ESCONDEMOS AS MARCAS). É O ALÍVIO DE UMA DOR MUITO MAIOR (DA ALMA). COM A AUTO-MUTILAÇÃO NOSSA DOR DA ALMA PARECE FICAR MENOR DIANTE DESSE COMPORTAMENTO. NÃO É FÁCIL SUPORTAR AS DORES DA VIDA, SÓ QUEM PASSA POR ISSO SABE EXATAMENTE O QUE ESTOU FALANDO.
    RITA

    ResponderExcluir
  10. Muitas das vezes, as pessoas que se cortam sofrem de depressao. Esse e um dos sintomes de alguma doença mental. Nao que eles sejam loucos.

    As epssoas que se mutilam sofrem. Nao importa se fazem isso por alguem, ou para aliviar a dor, ou quando estao ansiosos... Isso eh sim algo terrivel a se fazer. Eu mesmo tenho esse problema. Eu queria poder ser livre disso. Eu queria nao ter cicatrizes e cortes.
    Automutilacao eh uma droga, como cocaina ou heronia. Voce se sente cada vez mais viciado. Parece ridiculo dizer isso, mas eh verdade. Essa eh a sensacao.

    Com todo o respeito, seu post tem muito pouco conhecimento sobre o assunto.

    E jamais julgue alguem pelas coisas que eles fazem, como se cortar. Voce nao conhece esse sentimento, nao conhece a historia dessas pessoas, entao voce nao tem esse direito.

    Pense bem antes de criticar.
    Essas palavras machucam.

    ResponderExcluir
  11. eu faço isso... Antigamente tinha motivos, vários aliás e eu me sentia bem me cortando e, por que parecia que toda aquela dor que tinha dentro de mim sumia por uns instantes, mas de um tempo pra cá virou rotina, acho que virou um vício, as vezes tem motivos mas todas as outras não, eu estou na luta para parar, sempre ganho forças de alguns amigos, tenho força daqueles que não me criticam, tenho 2 anos de AM, e aqui vai um conselho, procure outro método pra descontar a sua dor ou raiva por que AM não é um bom caminho. Experiência própria. E eu só tenho 15 anos

    ResponderExcluir